Tudo o que você sempre quis saber sobre Learning Management Systems.
Ainda existem alguns conceitos que talvez não esteja claro para você, como essa coisa de LMS que as pessoas as vezes comentam em reuniões e bate-papo entre elas. Você sabe que é coisa boa e importante, mas o que é LMS? Aqui explicaremos o que é e para que serve o LMS.

O CONCEITO DO LMS

LMS é a abreviação de Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem), no Brasil também conhecido por alguns como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
(L) Aprendizagem, porque você usa o LMS para ministrar cursos de educação ou programas de treinamento.
(M) Gestão, porque você faz uso do LMS para organizar esses cursos (criá-los, alterá-los, atribuí-los aos alunos, classificá-los, etc) e gerenciar os resultados e eficácia destes cursos.
(S) Sistema, por último, mas não menos importante, é apenas uma palavra que se traduz em “software”. Um LMS é um programa de computador.
Assim como o Word ajuda você a escrever documentos e o Gmail ajuda você a gerenciar seus e-mails, um LMS é um sistema que ajuda a criar e gerenciar e distribuir cursos de e-learning (cursos online) e presenciais.
Um LMS é o “mecanismo” que, na forma mais comum, consiste em duas partes separadas:
• Um componente de servidor que executa a funcionalidade principal do LMS (criação, gerenciamento e entrega de cursos, autenticação de usuários, veiculação de dados e notificações, etc.)
• Uma interface de usuário que é executada dentro do navegador como uma Web (como Gmail ou Facebook), usada por administradores, instrutores e alunos do LMS.

O USO DO LMS

Qualquer um que esteja disponibilizando e-learning (em português, aprendizado eletrônico ou ensino a distância) está usando um LMS – e isso inclui o mundo empresarial e não somente as instituições educacionais.
Exemplos de quem usa um LMS:
• Empresas de todos os tamanhos, desde grandes empresas multinacionais até pequenas e médias empresas podem e fazem uso de algum LMS;
• Organizações em geral, incluindo organizações não governamentais e organizações sem fins lucrativos também usam LMS;
• Também fazem uso de algum LMS, algumas agências governamentais;
• As Instituições educacionais tradicionais (escolas, universidades, faculdades) usam muito LMS.

PARA QUE ESTÃO USANDO UM LMS?

Um LMS pode ser usado para todos os tipos de atividades de aprendizagem e é uma ferramenta de negócios inestimável, adotada por empresas e organizações grandes e pequenas.
Aqui estão alguns dos casos de uso mais comuns para uma plataforma LMS:

Usando o LMS para Treinamento de funcionários

A necessidade de treinar novos funcionários, ensinar novas habilidades e reciclar treinamentos aos funcionários existentes é uma constante, quer você seja uma empresa de varejo, uma indústria, uma franquia ou até mesma uma organização governamental.
Com um LMS, você pode reduzir custos e eliminar interrupções de negócios em comparação ao aprendizado tradicional, permitindo que seus funcionários estudem o material on-line e no seu próprio ritmo.
Com o LMS, as empresas não apenas gastam menos dinheiro e esforço em comparação com a contratação de instrutores especializados para ministrar treinamentos, mas também obtêm melhores informações sobre o progresso de seus funcionários com ferramentas integradas de monitoramento e relatórios.

Usando o LMS para Orientação de funcionários

A importantíssima tarefa de integrar um novo funcionário pode ser automatizada e tratada facilmente por um LMS.
Você pode levá-los para um tour pela empresa/organização ou criar um vídeo 3D e atribuir no LMS. Este vídeo e todas as normas eles podem estudar em seu próprio ritmo fazer consultas, sempre que precisarem.
Um curso de integração no LMS pode incluir todas as coisas que ninguém presta muita atenção (a mensagem do CEO, a história da empresa, etc.), bem como o importantíssimo detalhamento de seu papel, responsabilidades e informações sobre oportunidades de progresso na carreira e benefícios.
O LMS também pode ser usado para educar seus novos prestadores de serviço sobre o código de conduta, as diretrizes de privacidade e as políticas de raça / assédio sexual da sua empresa.

Usando o LMS para Retenção de conhecimento

Treinar seus funcionários é uma coisa, mas aprender com eles também é importante. Um programa de retenção de conhecimento garante que valiosas habilidades, técnicas e informações permaneçam no LMS quando seus funcionários saírem ou se aposentarem.
É uma boa opção para um LMS, já que você não quer que essas informações valiosas sejam armazenadas em algum sistema de gerenciamento de documentos dificultando seu acesso e disponibilidade, mas sim deixa-las o tempo todo no LMS para treinar novos funcionários ou pessoas vindas de outros departamentos..

Educação

Um LMS pode ser usado por uma escola para vender seus cursos on-line, uma instituição educacional tradicional que complementa seus cursos presenciais com cursos on-line, uma empresa ensinando seus colaboradores ou até mesmo uma agência governamental ou uma ONG ajudando a ensinar a população em geral.
Em todas essas formas, e muitas mais, o LMS e o e-learning vieram para ficar, ou seja, é o futuro da aprendizagem.

Então, o que faz um LMS exatamente?

Um LMS lida com a entrega de cursos de e-learning e a gestão, não somente deles, mas também dos cursos presenciais.
Muito complicado para você entender o que faz um LMS?
Bem, uma Plataforma LMS permite criar conteúdo e-learning (lições), organizá-lo em cursos, entregar o conteúdo (seja internamente para o seu negócio ou para um público mais amplo da Internet), inscrever os alunos nesses cursos e, finalmente, monitorar e avaliar seu desempenho (frequência, notas, etc.). Além de administrar estes cursos e-learning, você também pode fazer a gestão de seus treinamentos presenciais na própria Plataforma LMS.
Isso, é claro, é uma descrição dos principais recursos que uma Plataforma LMS moderna deve oferecer.